A plataforma Moodle é uma sala de aula virtual onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O aluno terá acesso à plataforma com uso de um usuário e uma senha pessoal. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com internet. Ele é a principal platforma de sustentação das atividades. É através dele que o usuário poderá ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos.
Ferramentas disponíveis no moodle
Ferramentas disponíveis no moodle
- Fórum
- Enquete
- Chat
- Wiki
- Glossário
- Tarefa
- Lição
- Diário
- Questionário
- Gerência de notas
- Relatórios diversos
- Backup de cursos
- Links para arquivos
- Links para sites
- Pastas de arquivos
- Usuários online
- Agrupamentos de alunos
- Mensageiro interno
- Quadro de avisos
- Calendário
- Blog
- RSS
- Áudios
- Vídeos
- Certificado
- Editor HTML
- Base de dados
Vantagens e desvantagens
Veja abaixo um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens do Moodle. As informações foram obtidas em pesquisas realizadas pela Internet via Survey Monkey, no período de 8 a 22 de agosto de 2012, com links publicados nas comunidades do Moodle no Linkedin e no grupo de discussão por e-mail Gestores de e-Learning.
Vantagens
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Desvantagens
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É um software livre, portanto é gratuito.
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Software
livre não é sinônimo de custo zero. Há custos com pessoal
especializado (programadores), tempo para a customização e de infraestrutura
(servidor).
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Pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído
sem nenhuma restrição.
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É necessário montar ou terceirizar uma estrutura de hardware e software básico
e de técnicos que deem suporte e manutenção.
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Possui uma grande comunidade, com milhares de membros em todo o
mundo envolvidos nos testes, correções e melhorias da ferramenta.
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Não existe uma equipe técnica à disposição. É necessário ter
desenvolvedores na equipe ou contratar uma empresa especializada para
formatá-lo.
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Foi desenvolvido para ajudar os professores a criar cursos online de forma simples.
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Os programadores envolvidos na implantação do Moodle precisam
saber PHP e MySQL.
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Permite realizar vários tipos de atividades interativas com os
alunos, sejam elas assíncronas ou síncronas, com ferramentas de
interatividade (bate-papo, fórum, wiki etc.).
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A interface não é muito amigável para o aluno. Não há uma
iconografia para facilitar a identificação e acesso aos recursos. A navegação
é feita por menus verbais e não intuitivos. O layout é
semelhante a um blog simples, com três colunas e boxes que podem ser
alterados de lugar ou “escondidos” dos alunos. Para melhorar essa estrutura,
é necessário contar com um webdesigner, que
mesmo assim encontra restrições.
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É uma ferramenta de suporte online para
cursos presenciais, onde o professor pode publicar os materiais de apoio ou
complementares, em formato de texto, vídeo ou áudio.
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Apesar de ter uma página brasileira, a língua oficial da
comunidade é o inglês. Os fóruns, notícias, releases das versões, help desk e FAQ estão todos em inglês,
além de serem bem técnicos.
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A unidade de informação integrada é a disciplina, que pode ser
organizada como grupo de discussão, módulos semanais ou tópicos sem data
limite.
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Dependendo da hospedagem e do número de acessos, a plataforma
tem muita instabilidade, impedindo o acesso dos alunos, professores, tutores
e gestores, causando transtorno e adiamento nos prazos das atividades.
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Funciona nos navegadores Firefox, Internet Explorer, Safari,
Google Chrome ou Opera.
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Ele não automatiza todos os seus recursos, o que requer uma
habilidade técnica maior dos administradores do ambiente. Outros LMSs são
totalmente automatizados e não requerem esses conhecimentos técnicos, podendo
ser operados facilmente, otimizando o tempo dos responsáveis.
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Não permite a criação de segmentos para agrupar pessoas com
características comuns. Há apenas a possibilidade de criar subgrupos dentro
das turmas para realização de trabalhos.
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Possui um único ambiente para o gestor e para o aluno. Com
ambientes específicos, é possível trabalhar melhor a necessidade e o uso de
cada um.
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A cada nova turma é necessário replicar o conteúdo do curso (Restore), mesmo que o conteúdo seja idêntico ao da
turma anterior. Com isso, há um aumento desnecessário de consumo de espaço em
servidor.
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Não permite a alteração da estrutura do curso após sua
publicação.
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Não possui controle para determinar que um curso é pré-requisito
para outro.
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O módulo de relatórios, mesmo com as atualizações de versão,
continua muito reduzido, com poucas opções.
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Não há um recurso para pré-inscrição nos cursos com aprovação
automática ou por workflow, o que
tira a liberdade do aluno buscar o conhecimento quando deseja ou necessita,
mesmo quando o curso é online, assíncrono
e autodidático.
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