quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ambiente virtual de aprendizagem Moodle

A plataforma Moodle é uma sala de aula virtual onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O aluno terá acesso à plataforma com uso de um usuário e uma senha pessoal. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com internet. Ele é a principal platforma de sustentação das atividades. É através dele que o usuário poderá ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos.

Ferramentas disponíveis no moodle
  • Fórum
  • Enquete
  • Chat
  • Wiki
  • Glossário
  • Tarefa
  • Lição
  • Diário
  • Questionário
  • Gerência de notas
  • Relatórios diversos
  • Backup de cursos
  • Links para arquivos
  • Links para sites
  • Pastas de arquivos
  • Usuários online
  • Agrupamentos de alunos
  • Mensageiro interno
  • Quadro de avisos
  • Calendário
  • Blog
  • RSS
  • Áudios
  • Vídeos
  • Certificado
  • Editor HTML
  • Base de dados


Vantagens e desvantagens

Veja abaixo um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens do Moodle. As informações foram obtidas em pesquisas realizadas pela Internet via Survey Monkey, no período de 8 a 22 de agosto de 2012, com links publicados nas comunidades do Moodle no Linkedin e no grupo de discussão por e-mail Gestores de e-Learning.

Vantagens
Desvantagens
 É um software livre, portanto é gratuito.
 Software livre não é sinônimo de custo zero. Há custos com pessoal especializado (programadores), tempo para a customização e de infraestrutura (servidor).
 Pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
 É necessário montar ou terceirizar uma estrutura de hardware e software básico e de técnicos que deem suporte e manutenção.
 Possui uma grande comunidade, com milhares de membros em todo o mundo envolvidos nos testes, correções e melhorias da ferramenta.
 Não existe uma equipe técnica à disposição. É necessário ter desenvolvedores na equipe ou contratar uma empresa especializada para formatá-lo.
 Foi desenvolvido para ajudar os professores a criar cursos online de forma simples.
 Os programadores envolvidos na implantação do Moodle precisam saber PHP e MySQL.
 Permite realizar vários tipos de atividades interativas com os alunos, sejam elas assíncronas ou síncronas, com ferramentas de interatividade (bate-papo, fórum, wiki etc.).
 A interface não é muito amigável para o aluno. Não há uma iconografia para facilitar a identificação e acesso aos recursos. A navegação é feita por menus verbais e não intuitivos. O layout é semelhante a um blog simples, com três colunas e boxes que podem ser alterados de lugar ou “escondidos” dos alunos. Para melhorar essa estrutura, é necessário contar com um webdesigner, que mesmo assim encontra restrições.
 É uma ferramenta de suporte online para cursos presenciais, onde o professor pode publicar os materiais de apoio ou complementares, em formato de texto, vídeo ou áudio.
 Apesar de ter uma página brasileira, a língua oficial da comunidade é o inglês. Os fóruns, notícias, releases das versões, help desk e FAQ estão todos em inglês, além de serem bem técnicos.
 A unidade de informação integrada é a disciplina, que pode ser organizada como grupo de discussão, módulos semanais ou tópicos sem data limite.
 Dependendo da hospedagem e do número de acessos, a plataforma tem muita instabilidade, impedindo o acesso dos alunos, professores, tutores e gestores, causando transtorno e adiamento nos prazos das atividades.
 Funciona nos navegadores Firefox, Internet Explorer, Safari, Google Chrome ou Opera.
 Ele não automatiza todos os seus recursos, o que requer uma habilidade técnica maior dos administradores do ambiente. Outros LMSs são totalmente automatizados e não requerem esses conhecimentos técnicos, podendo ser operados facilmente, otimizando o tempo dos responsáveis.
 Não permite a criação de segmentos para agrupar pessoas com características comuns. Há apenas a possibilidade de criar subgrupos dentro das turmas para realização de trabalhos.
 Possui um único ambiente para o gestor e para o aluno. Com ambientes específicos, é possível trabalhar melhor a necessidade e o uso de cada um.
 A cada nova turma é necessário replicar o conteúdo do curso (Restore), mesmo que o conteúdo seja idêntico ao da turma anterior. Com isso, há um aumento desnecessário de consumo de espaço em servidor.
 Não permite a alteração da estrutura do curso após sua publicação.
 Não possui controle para determinar que um curso é pré-requisito para outro.
 O módulo de relatórios, mesmo com as atualizações de versão, continua muito reduzido, com poucas opções.
 Não há um recurso para pré-inscrição nos cursos com aprovação automática ou por workflow, o que tira a liberdade do aluno buscar o conhecimento quando deseja ou necessita, mesmo quando o curso é online, assíncrono e autodidático.

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