sexta-feira, 25 de julho de 2014

AMBIENTE DO TELEDUC

O ambiente virtual TelEduc foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp (Universidade de Campinas). Encontra-se no seguinte endereço: http://hera.nied.unicamp.br
TelEduc foi desenvolvido como plataforma de software livre, tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, software, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Freqüentes, etc.
TelEduc foi criado de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.
A intensa comunicação entre os participantes do curso e ampla visibilidade dos trabalhos desenvolvidos também são pontos importantes. Por isso foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso, como a ferramenta Intermap, Acessos, etc.
A página de entrada dos cursos do TelEduc é dividida em duas partes. Na  parte esquerda estão disponibilizadas as ferramentas que são  utilizadas  durante o curso e, na parte direita, é apresentado o conteúdo correspondente à ferramenta que o aluno seleciona quando está trabalhando no ambiente.
Na página principal são apresentados os cursos com as respectivas informações e o cadastro, de preenchimento obrigatório para participar dos cursos oferecidos.
Atividades propostas são as atividades referentes ao tema estudado. O objetivo desta etapa é que cada aluno interprete as informações adquiridas na etapa anterior e processe-as, construindo um novo conhecimento. Dependendo do tema abordado, as atividades poderão ser subjetivas, devendo o aluno enviar seus comentários para o professor e aguardar o feedback do mesmo. Segue abaixo a tela do TelEduc correspondente as atividades.
Para avaliar as atividades, os formadores deverão acessar o espaço específico destinado aos mesmos, inserir sua senha e login, acompanhar o que está ocorrendo e enviar seus comentários e sugestões para o aluno.
O Portfólio é um espaço onde o aluno disponibiliza suas informações. Seu objetivo é o de promover um mecanismo para o aluno registrar seus progressos, suas dificuldades, divulgar seus trabalhos, comunicar ao grupo e ao professor o resultado de seu trabalho e receber feedback. Este espaço pretende oportunizar ao aluno   uma reflexão sobre seu processo de aprendizagem.
Correio eletrônico é um serviço básico de comunicação assíncrona em rede de computadores. Também conhecido como e-mail, este permite aos usuários a troca de mensagens via computador, usando um endereço eletrônico como referência para a localização do destinatário da mensagem.
O Fórum de Discussão permite acesso a uma página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso, permitindo o acompanhamento da discussão através da visualização de forma estruturada das mensagens já enviadas e a participação na mesma por meio do envio de mensagens.  Em todas as aulas os alunos podem ser convidados a registrar sua opinião no Fórum de Discussão.
A Dinâmica do curso contém as informações sobre a metodologia e a organização do curso, conforme mostra a figura 1.
Figura 1. Tela do TelEduc com a Dinâmica do curso: Elaborador de Programas de Educação Profissional por Competências.
O Material de Apoio apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas. Já as Leituras (fig 2), apresentam artigos relacionados à temáticas dos cursos Perfil Profissional e Desenho Curricular.
Fig 2. Leituras
Durante o ensino a distância o aluno desenvolve a aprendizagem colaborativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados e a interação bem sucedida aumentando assim a sua capacitação.
Nos encontros virtuais o professor continua desafiando os alunos, só que utilizando-se da tecnologia, através de atividades virtuais, onde o ambiente não é mais o de sala de aula e sim ambientes distintos tanto para o professor como para o aluno. Nestes ambientes são propostas atividades em que professor e aluno jamais deixaram de se comunicar, pois exige uma maior troca de experiências entre os próprios alunos e também entre professor e alunos, percebendo-se que até o aluno mais tímido interage, pois este tem que se expressar, integrar-se ao meio para desenvolver este tipo de aprendizagem colaborativa, desempenhando assim, um papel que o professor não consegue identificar no presencial.
A aprendizagem dentro de uma perspectiva construtivista contempla, de modo fundamental, a interação social dos sujeitos envolvidos no processo. A colaboração entre indivíduos é propiciada por ambientes de trabalho em equipe.
A teoria cognitiva construtivista, de Piaget [10], aponta a importância da interação entre o sujeito e o objeto no processo de aprendizagem e comunicação mediada por computador. Para Piaget, os conceitos de colaboração e autonomia estão diretamente relacionados, pois para que a autonomia se desenvolva é necessário que o sujeito seja capaz de estabelecer relações colaborativas.
A teoria de base usada para este artigo apoia-se na idéia entre organismo e meio, vendo na aquisição do conhecimento um processo social, constituído pelo indivíduo e de sua interação com o meio e na colaboração entre indivíduos, propiciada por ambientes de trabalho em equipe.
Para Tijiboy [13]:
“o processo de interação entre indivíduos possibilita intercambiar  pontos de vistas, conhecer e refletir sobre diferentes questionamentos, refletir sobre o próprio pensar, ampliar com autonomia sua tomada de consciência para buscar novos rumos.” (1999, p.19-28)
É importante a participação, estar visível, virtualmente presente, construindo e colaborando para o sucesso do curso que virá a ser desenvolvido. Como diria Levy [3], não mais alunos e professores, mas pessoas virtualmente       presentes, construindo juntas a sua própria aprendizagem e a do grupo, navegando neste imenso ciberespaço. No ambiente é disponibilizada uma ferramenta para formação de grupos, onde ocorre um colaboração direta entre os participantes
A construção do conhecimento dependerá da relação que os alunos estabelecem com o grupo e o ambiente em uma situação determinada. E isto pode ser verificado através do uso das ferramentas de comunicação disponíveis no TelEduc. A verdadeira educação se dá em um ambiente de troca, de crítica, de trabalho em conjunto, mesmo que seja um grupo pequeno. E isto pode ser examinado quando utilizados os recursos síncronos e assíncronos da Internet, propiciando liberdade em relação ao tempo dedicado à participação.
         As ferramentas, conforme foram descritas são de fácil manuseio e compreensão. O ambiente proporciona a ferramenta Acesso que juntamente com a Intermap, pode verificar a interação (Intermap) e o número de acessos (Acessos), a cada uma das ferramentas do ambiente virtual. Com isso o formador pode mapear a ferramenta mais utilizada pelos alunos do curso e através dessa, chegar mais perto dos mesmos, incentivando ainda o acesso as demais, quando necessário.
Fig 4. Intermap
Conforme demonstra a figura 5 a ferramenta Agenda é a mais acessada, seguida pela ferramenta Entrada no Ambiente e pelo Portfólio.

Fig 5 – Gráfico demonstrativo do acesso às ferramentas


 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Educação a Distância é uma das formas mais eficazes de ensinar, do aprender a aprender, pela interação que proporciona aos usuários. Porém, não adianta simplesmente interagir em um ambiente sem estarmos integrados no grupo. A integração se dá pela troca de informações, de e-mails, nas publicações das atividades propostas, nas respostas às perguntas, na solução de dúvidas, na formação espontânea de grupos e conseqüente trabalho em conjunto.
Com atenção e motivação percebemos que os usuários de EAD tornam-se  participativos, despertos para a pesquisa, conquistando assim um novo espaço para o saber neste imenso ciberespaço.
O planejamento para a elaboração de cursos de EAD é uma das etapas mais importantes, pois é nele que ocorrem as pesquisas do público-alvo, dos colaboradores, dos conteudistas, das necessidades do mercado e a viabilidade do mesmo.
O TelEduc demonstra-se um ambiente muito “amigável”, de fácil uso para cursos de EAD e ambientes colaborativos, possuindo vários recursos reunidos em um só ambiente facilitando o manuseio e a busca de informações.
Algumas das vantagens do seu uso: alcance geográfico inimaginável, ou seja, rompimento de limitações espaço-temporais, quebra do tempo real que derruba as paredes da sala de aula, permitindo a assincronicidade na aprendizagem e na participação de projetos educacionais, comunicação em tempo real, acesso a um grande contingente de participantes, custo reduzido e declinante, e o aprendizado através da troca e colaboração. Além destas, podemos ressaltar a grande democracia instituída nesses espaços, uma vez que não são levadas em conta algumas características dos participantes, tais como idade, sexo, nacionalidade, etc
O que se verifica, ainda, é que alunos retraídos e pouco participativos em salas de aula presenciais tornam-se ativos colaboradores e participam das atividades propostas em salas virtuais, deixando de lado a timidez para contribuir efetivamente visando o sucesso do “seu” grupo.
Como desvantagens, ainda encontramos a falta de recursos tecnológicos para o acesso, a ausência de pessoal qualificado e treinado para apoiar o ensino a distância e até, a evasão, tão comum no ensino tradicional. Muitas vezes ainda o termo Educação a Distância não é bem compreendido, sendo que alguns usuários acreditam que aprender a distância é não ter muitas responsabilidades e compromisso com a aprendizagem. Em um primeiro momento acreditam que poderão fazer quando o quiserem, porém, vê-se aqui que não estão bem informados, pois o comprometimento e a disciplina deverão ser maiores, pois eles são o sujeitos de seu aprendizado, eles o constroem.
No uso específico do TelEduc no Perfil do usuário encontramos, também, a resistência de alguns em colocar os dados individuais. Outros colocaram de forma muito espontânea e até bastante pessoal demonstrando a tranqüilidade em estar participando de uma experiência de EAD, como se ela estivesse frente a frente com o formador, com o colega e contando um pouco de si, interagindo efetivamente.
Ainda, neste caso foi levantada a questão do tempo ser pouco para poder participar mais efetivamente do ambiente, foi solicitado por uma participante um tempo dentro das atividades diárias para que esta pudesse ficar sem interferências externas para acesso mais efetivo e garantir uma participação mais eficaz.

No link abaixo é possível visualizar o andamento do projeto.
http://fenix.nied.unicamp.br/redmine/projects/teleduc/roadmap


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